Otto Sistemas Hidráulicos Rua Barretos, 100
Jd. Industrial • Londrina - PR
Fone/fax:
(43) 3327-2615

Notícias e Artigos

Mostrar apenas: notícias | artigos

Filtro do Combustível ajuda na eliminação de contaminantes

Componente do sistema melhora o rendimento do motor e ainda ajuda o meio ambiente, retirando as impurezas contidas no combustível e nos tanques de estocagens.

Os combustíveis utilizados nos veículos sofrem contaminações durante o transporte, estocagem e no próprio tanque dos veículos. Vários tipos de contaminantes são retirados rapidamente, seja álcool, gasolina ou diesel, através dos filtros de combustível junto ao motor ou, em alguns casos, em algum ponto do chassi.

De modo geral, o combustível é forçado a passar por esse meio filtrante e, devido ao tamanho dos poros e disposição das camadas, as impurezas ficam retidas. O processo de filtragem é simples, o combustível é bombeado do tanque ao motor através de um filtro por onde o combustível é forçado a passar. Podendo conter inúmeras e variadas partículas como poeira, ferrugem ou outras impurezas, o filtro exerce sua função livrando o ambiente de agentes contaminantes que podem comprometer o funcionamento do sistema de injeção.

Independente do sistema de motor e características em seu veículo a importância do filtro de combustível é vital, do contrário a qualidade do combustível a ser utilizado pode não apenas provocar menor rendimento, como também outros danos mais profundos e mais complexos em seu motor.

Outra função dos Filtros de Combustíveis é a eliminação da água que se forma no tanque de combustível, protegendo assim todo o sistema de alimentação da admissão – tudo através de um meio filtrante normalizado e indicado para cada tipo de combustível utilizado. E, ultimamente, as opções tem sido diversas para o motorista: álcool, gasolina, óleo diesel e biodiesel, isso sem contar os com o sistema Flex (álcool/gasolina).

No caso de filtros para gasolina e álcool aplicados em veículos de passeio, o material do meio filtrante utilizado é diferente do aplicado para diesel, em função da própria característica do combustível.

Qualidade do combustível e outras interferências

Os filtros são dimensionados para trabalhos dentro de determinadas faixas de qualidade de combustível. Caso estejam negativamente fora dos limites estabelecidos podem comprometer o funcionamento e a eficiência da filtragem, gerando desde pressões excessivas no sistema até redução da durabilidade do filtro, devido aos entupimentos prematuros. 

A procedência do combustível e sua qualidade é essencial para o bom funcionamento não apenas do motor, mas também do filtro de combustível, pois conforme a sua adulteração a agressão ao elemento filtrante também será maior, reduzindo sua vida útil além de outros problemas nos sistemas de injeção e alimentação.

Contudo não apenas o combustível pode interferir no processo de filtração e comprometer os resultados necessários internamente no veículo. O ambiente e o clima externo são pontos críticos, em locais mais agressivos, como pedreiras, por exemplo. A falta de manutenção no filtro e visitas regulares a centros automotivos e concessionárias para checagem do sistema e limpeza, são praticamente fatais nesses casos, já que o ambiente externo está pedindo mais força do veículo.

Seja qual for a interferência, na linha pesada os danos são maiores. “O mau funcionamento do filtro de combustível afeta os bicos injetores e diretamente a bomba injetora de diesel, componentes do motor que tem um custo mais elevado para manutenção.

Conheça o Filtro de combustível

Função – É responsável por atacar as impurezas do álcool ou da gasolina antes do combustível queimar. Fica entre o tanque e o motor para evitar que partículas acumuladas durante o transporte e armazenamento, como pó, ferrugem, água e sujeira no tanque do veículo cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor.

Prazo de troca – Em média é recomendado pelas montadoras entre 10 mil e 15 mil quilômetros

O que pode acontecer – Filtro de combustível vencido ou danificado pode comprometer a bomba de combustível e sujar o sistema de injeção, especialmente os bicos injetores. Isso pode provocar falhas e afeta o rendimento.

Fonte: site Meio Filtrante 

postado em 31/01/2014


2011 © Otto Sistemas Hidráulicos • Todos os direitos reservados
Rua Barretos, 100 • Jd. Industrial • CEP 86062-500 :: Londrina - PR

Tecnologia: Cedilha Management System